Por conter boas doses de zinco, ferro, potássio, magnésio, proteínas, ácido fólico, fibras e vitaminas do complexo B, seu consumo favorece a formação das células sanguíneas, a contração muscular, o controle dos níveis de colesterol e o bom funcionamento do intestino. Além disso, o grão-de-bico possui altas taxas de triptofano, aminoácido importante na produção de serotonina, substância por trás da sensação de bem-estar. Para diminuir seu tempo de cozimento, deixe a leguminosa de molho durante uma noite inteira. Essa estratégia também contribui para preservar parte considerável de seus nutrientes.
O grão-de-bico pode ser cozido, temperado e servido da mesma maneira que o feijão. Também pode ser acrescentado em saladas, sopas de legumes e em outras receitas variadas.
Salada de grão-de-bico
Ingredientes:
2 xícaras de grão-de-bico cozido
Palmito
Tomate
Azeitona
Folhas de alface
Cebola
Temperos verdes
Azeite de oliva
Sal
Limão
Modo de fazer:
Juntar o grão-de-bico já frio, a cebola, temperos verdes, azeitona picada. Temperar com o azeite, o sal, e o limão. Servir em um prato forrado com folhas de alface e decorado com rodelas de tomate e palmito. Salpicar salsa picada.
Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário