Prevenção: sua saúde em primeiro lugar!


Os benefícios dos fitoquímicos presentes nos vegetais vermelhos



Os vegetais vermelhos (morango, uva, cereja, jabuticaba, acerola, açaí, framboesa, repolho roxo, amora. A maçã e a berinjela também são fontes, mas essa substância está presente somente na casca desses alimentos) contém fitoquímicos que podem estar relacionados com a redução no risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, além da prevenção de doenças cardiovasculares, câncer,  e por melhorar funções visuais e cerebrais. Os efeitos estão relacionados, principalmente, pelas atividades antioxidantes, antiproliferativas e de sinalização celular.

As antocianinas são um dos principais fitoquímicos presentes nesses vegetais. São pigmentos solúveis em água, pertencente à classe dos flavonóides responsáveis pelas cores que vão desde o vermelho-laranja para a azul-violeta. Nos últimos anos, diversos estudos demonstraram que as antocianinas exibem diversas atividades biológicos, revelando efeitos protetores dos vegetais dessa coloração na redução do risco de desenvolvimento de câncer gastrointestinal.

Outra substância bastante estudada é o licopeno, carotenóide responsável pela cor vermelha do tomate, goiaba e outros, devido às suas propriedades físico-químicas e biológicas na prevenção de doenças crônicas, como câncer, doenças neurodegenerativas e cardiovasculares, em que o estresse oxidativo é um importante fator etiológico.

Existem, além substâncias, diversos compostos bioativos que interagem sinergicamente para repor os provocados pelo estresse oxidativo e pela inflamação. Por isso mais estudos são necessários para confirmar os potenciais mecanismos de ação, a biodisponibilidade, e a recomendação de ingestão desses vegetais contendo tais compostos.

Um estudo recente avaliou o Efeito do cranberry na prevenção de infecções do trato urinário

"Apesar de serem descritas controvérsias acerca dos seus efeitos, as cranberries, em suas variadas formas de consumo, tem sido utilizada por muitas décadas na prevenção e/ ou tratamento de infecções do trato urinário (ITU). A presente pesquisa objetivou-se a revisar estudos avaliando a habilidade das cranberries na prevenção e redução do risco de desenvolver ITU em adultos. Evidencias sugerem que o consumo de cranberries diminui a aderência de bactérias às células uroepiteliais, e ainda diminui a incidência de ITU sem efeitos adversos na maioria dos indivíduos que participaram dos estudos analisados. Assim, conclui-se que as cranberries são úteis na prevenção de ITUs e podem ser adjuvantes no tratamento de pacientes com ITU de repetição e que fazem uso de antibióticos."


SHIN, C. The effects of cranberries on preventing urinary tract infections. Clin Nurs Res; 

2013


Por enquanto, podemos observar que escolher os alimentos naturais pela cor é uma boa maneira de consumir os diferentes compostos bioativos que a natureza nos oferece.

No próximo post saberemos mais sobre as outras cores...



Nenhum comentário:

Postar um comentário