Dia 31 de agosto - Dia do Nutricionista

O papel do Nutricionista é muito mais do que planejar programas alimentares, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos em restaurantes, escolas e cozinhas industriais e acompanhar o plano alimentar de atletas. 


SER NUTRICIONISTA É SER MUITO HUMANO E GOSTAR DA VIDA!!!VALORIZAR CADA SEGUNDO O AR QUE RESPIRAMOS E ENSINAR ÀS PESSOAS QUE A VIDA DEVE SER VIVIDA COM SAÚDE, E QUE ISSO É POSSÍVEL!!!


              "Que o teu alimento seja o teu remédio e que teu remédio seja teu alimento" Hipócrates



O benefício dos chás


Os chás são uma boa opção para manter o corpo aquecido no inverno, além de proporcionar benefícios para a saúde. 

É recomendável que para o preparo de chá seja usado recipiente de vidro a fim de evitar que o sabor e as propriedades dos mesmos sejam alteradas. Não adoce o chá.

Conheça o benefício de algumas ervas: 

Chá verde (Camellia sinensis)
Possue como princípio ativo os polifenóis e as catequinas, que evitam a formação de placas de colesterol no sangue, prevenindo contra derrames e infartos além de prevenir contra alguns tipos de câncer. É rico em cafeína e, por isso, acelera o metabolismo, auxiliando o emagrecimento. Também é um poderoso antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce.

Gengibre (Zingiber officinalis)
E expectorante das vias respiratórias, antioxidante, antiinflamatório, estimula o trato gastrointestinal aumentando o peristaltismo e o tônus da musculatura intestinal.

Alecrim (Rosmarinus officinalis)
Reduz a produção de muco e desobstrui as vias aéreas. É diurético, depurativo, auxilia na digestão de gorduras. Evite seu uso à noite, pois pode alterar o sono.

Camomila (Matricária chamomilla)
A camomila é sedativa, pode ser usada em casos de insônia. Também tem efeitos analgésicos e antiinflamatórios.

Maracujá (Passiflora)
O maracujá é calmante, antitérmico, analgésico, antiinflamatório e antioxidante, também possui efeito anticarcinogênico.

Algumas plantas são cardiotônicas, estimulam os batimentos cardíacos:
Canela, anis-verde, menta, alecrim, salsa, alho, alcachofra, gengibre, guaraná, hortelã, loura, sálvia e tomilho.

Outras com ação calmante contribuem para controlar a taquicardia:
Melissa, manjericão, maracujá, flor e folha de laranjeira e camomila.

Não esqueça que o principio ativo das plantas vai se perdendo com o passar do tempo, o ideal é fazer o chá na hora que for consumi-lo. No máximo ele pode ser guardado na geladeira durante o dia em que foi preparado.

Evite tomar o mesmo chá durante um longo período sem a orientação de um profissional.

Fitoterapia - O preparo do chá


A FITOTERAPIA é definida como profilaxia e tratamento de doenças e distúrbios através de plantas, ou partes de plantas como folhas, flores, raízes, caules, frutos ou sementes e pelas suas preparações. (Fintelmann & Weiss, 2010)

O profissional NUTRICIONISTA pode fazer a prescrição fitoterápica de plantas “in natura", frescas ou como droga vegetal, nas suas diferentes formas farmacêuticas. 

O uso mais simples e comum das plantas secas ou frescas é o CHÁ, onde os princípios das plantas são extraídos em água quente. 

Folhas, flores e plantas frágeis são preparadas por INFUSÃO.
Dicas de preparo: 
Utilize a água filtrada e aquecida em recipientes de esmalte, barro, vidro, cerâmica ou louça. As panelas de alumínio, ferro e estanho liberam substâncias que alteram o princípio ativo da planta.
A água não deve estar fervendo, o ideal é a 85°C.

Raízes, ramos, sementes ou cascas de plantas são preparadas por DECOCÇÃO.
Dicas de preparo:
Cozinhar as ervas em água durante 10 minutos. 
Deixar em repouso por 10 minutos antes de coar.
A dococção pode ser armazenada na geladeira por 24 a 48 horas.

A vantagem do chá em relação às cápsulas é que na infusão o calor e a água ajudam a dissolver melhor os componentes, e já dissolvidos na forma líquida ficam biodisponíveis para sua ação.


No próximo post confira os benefícios de alguns chás.
Aguarde!